Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Distrito Federal é condenado a restituir ITBI cobrado acima do devido.

há 4 anos

Ao comprar um imóvel o adquirente deve suportar o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI.

O pagamento do imposto é necessário para a lavratura da escritura pública, ao tempo que é condição indispensável para o registro no cartório de imóveis.

A juíza substituta do primeiro Juizado Especial da Fazenda do DF condenou o Distrito Federal a restituir um consumidor que comprou um imóvel e pagou ITBI acima do valor devido.

A juíza fundamentou sua decisão com base no Código Tributário Nacional o qual estabelece que a base de cálculo do ITBI deve ser feita levando em consideração o valor da venda do imóvel ou do direito transmitido.

Importante ressaltar que além do fundamento acima, a julgadora observou que o DF não abriu processo administrativo fiscal para apurar o valor de mercado do imóvel.

Esse processo administrativo serve para justificar o aumento do valor da base de cálculo do referido imposto.

Assim, ausente a demonstração do processo administrativo e dos critérios para justificar o aumento do valor da base de cálculo, a juíza condenou o DF a restituir o autor em R$8.698,48 pagos a mais no valor do ITBI.

Da decisão cabe recurso.

Novembro de 2019, TJDF.

Fonte: www.tjdft.jus.br

  • Sobre o autorEspecialista em direito de família e sucessões _ inventários
  • Publicações1
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distrito-federal-e-condenado-a-restituir-itbi-cobrado-acima-do-devido/784337137

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)